terça-feira, 14 de junho de 2011

Gincana ecológica: quase dez toneladas de lixo coletadas

Em pouco de uma semana de atividades, os cerca de 100 componentes das 12 equipes que participaram da 1ª gincana ecológica de Ponte Serrada deram uma contribuição extremamente significativa ao meio ambiente. Os grupos se mobilizaram em diversas atividades como a busca de nomes de pessoas interessadas, tanto do interior como da cidade, em receber o plantio de mudas de árvores nativas. Produção de vídeos educativos e peças teatrais sobre preservação ambiental, diversas atividades em grupo e, coleta de lixo reciclável.
Porém, o que mais chamou a atenção na realização da gincana ecológica foi o grande volume de lixo arrecadado. Em componentes de lixo eletrônico, como tvs, computadores, celulares, rádios, baterias, pilhas e até lâmpadas fluorescentes foram recolhidos 1752 peças. A coleta do lixo eletrônico na gincana foi realizada em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que promoveu a Campanha Recicla CDL. O número de televisores estragados que as pessoas guardavam também impressionou. Foram recolhidas 267 tvs.
Já garrafas pet foram coletadas 6.898 unidades. No total, foram coletados 9.850 kg de lixo. O Secretário de Meio Ambiente Fiorindo Franceschi e o diretor Sandro Pereira ressaltam que todo o lixo coletado terá destinação adequada, por empresas especializadas em reciclagem. Eles também agradecem o empenho de todas as equipes, as rádios, diretores, professores e demais instituições que colaboraram com a gincana.
Todas as atividades realizadas valiam pontos. A equipe Amigos da Natureza ficou em 1º lugar, Inimigos do Lixo em 2º e, em 3º a equipe da terceira idade Compromisso em Preservar. As três equipes vencedoras farão uma viagem gratuita ao Parque Zoobotânico da cidade de Itá. A data ainda não foi definida.
Prefeitura de Ponte Serrada
Adriana Panizzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário